Lesão cirúrgica é uma incisão cutânea realizada com a função de suprimir uma lesão na pele ou desenvolver um meio para alcançar órgãos profundos, em condições assépticas em centro cirúrgico.
São feridas agudas intencionais. Podem cicatrizar em primeira intenção, caso em que as bordas da pele são mantidas próximas por suturas, grampos ou fitas. Algumas feridas são deixadas abertas para cicatrizarem por segunda intenção, geralmente a fim de permitir drenagem de material infectado. São classificadas de acordo com seu potencial de contaminação, sendo da seguinte forma:
– Feridas limpas: feridas em que não há processo inflamatório e que não ocorreu penetração no trato respiratório, digestório e geniturinário;
– Feridas potencialmente contaminadas: aquelas em que ocorre penetração no trato respiratório, digestório ou geniturinário, sem contaminação significativa, feridas drenadas por meio mecânicos e feridas em áreas de difícil antissepsia;
– Feridas contaminadas: aquelas em que há infração técnica, grande contaminação a partir do trato gastrointestinal, ferida traumática recente, penetração nos tratos geniturinário ou biliar, na presença de urina ou bile infectada;
– Feridas infectadas: feridas em que os microrganismos causadores já se encontram no campo operatório antes da cirurgia e que apresentam coleções purulentas, feridas traumáticas com tecido desvitalizado, vísceras perfuradas, corpo estranho ou contaminação fecal.
Dentre os cuidados realizados com a ferida cirúrgica destaca-se a limpeza adequada, para descartar a possibilidade de infecção na ferida, e uso de curativos oclusivos que proporcione um microambiente adequado e permita troca de vapores, manter o local seco e livre de sujidades, evitar a manipulação constante, observar presença de sangramento, se pouca quantidade realizar a limpeza e troca do curativo, se sangramento que não cessa procurar o médico imediatamente.
Hemorragias e deiscências podem gerar agravos e complicações a ferida. A hemorragia pode ocorrer decorrente de lesões de vasos da região afetada. As hemorragias internas necessitam de maiores cuidados, devem ser analisadas e diagnosticadas com muita cautela podendo levar o paciente a óbito. Nas hemorragias externas deve-se fazer um curativo compressivo no local. Deiscência é quando os pontos se rompem na totalidade da sutura.
Por ser uma ferida intencional, a principal prevenção é contra infecção na ferida, e os cuidados já foram abordados no tópico anterior.
Recomenda-se a limpeza adequada da ferida, e a utilização de filmes transparentes permeáveis ao vapor, impermeável à água, bactérias e vírus, desta forma há o isolamento do leito da lesão do meio externo. Evita o ressecamento, a perda de calor e mantém o ambiente úmido. Deverá ser trocado a cada sete dias ou quando houver presença de fluido na ferida.
To learn more about make donate charity with us visit our "Contact us" site. By calling +44(0) 800 883 8450 .